11 de mai. de 2010

Crianças lêem mais que adultos

,

Pesquisa inédita de instituto de incentivo à leitura confirma que o brasileiro abandona o prazer de ler conforme amadurece

Quem mais influencia no hábito da leitura? A mãe. Esta foi a resposta de 73% das crianças que participaram da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, com mais de 5 mil entrevistados, a partir de 5 anos. “Os pais são os principais modelos de referência. Nas casas em que há mais livros, as crianças lêem mais. Quando a mãe fomenta o hábito, o filho desenvolve o gosto”, diz Zoara Failla, coordenadora do instituto.

É durante a infância e a adolescência que os brasileiros estão mais dispostos a ler. Até os 10 anos, calcula-se que as crianças leiam cerca de sete livros por ano. A média nacional, no entanto, é cinco. Para Zoara, a explicação está no acesso. “A criança vai à biblioteca, pega livros emprestados na escola etc.”

Por que paramos de ler? Ser obrigado a ler é apontado como um dos motivos principais. “Os livros são impostos nos colégios e o jovem não consegue sentir prazer em um conto do Machado de Assis, por exemplo”, diz a psicopedagoga Virgínia Balau. Mas vários fatores contribuem para isso, como a atitude dos pais. “Perto dos 10 anos, o empenho deles diminui e deixam de ler com os filhos”, afirma Virgínia. Nesta idade, inclusive, podem surgir outros atrativos, como os passeios diferentes, maior acesso a computadores e outras tecnologias. Se a leitura não está presente no seu dia-a-dia, aproveite a companhia dos filhos e descubra um livro para você também.


Fonte: Crescer

Prof.ª Claudia Aparecida da Silva.

0 comentários to “Crianças lêem mais que adultos”