26 de out. de 2010

Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10 !!!

,

Educação Infantil

0 a 3 anosPrática pedagógica

Sílvia Ulisses de Jesus

Em Belo Horizonte, a professora da creche levou os bebês a reconhecer o corpo por meio de brincadeiras, do uso do espelho e de experimentações


Foto: Pedro Mota

Mais sobre Creche


Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Atuando na creche, uma etapa ainda muito pautada pelo assistencialismo, a professora Sílvia Ulisses de Jesus conseguiu articular as duas dimensões mais importantes da Educação Infantil: o cuidar e o educar.

Para auxiliar os bebês a se conhecer e a explorar o mundo, ela planejou um conjunto completo de atividades: desenho, pintura, interação com o espelho e um tapete de sensações, músicas e imitação de gestos, movimentação pela sala e experimentação de sabores.

Sílvia também aproveitou as oportunidades de educar nas atividades rotineiras. A hora do banho, por exemplo, transformava-se no momento de conversar com os pequenos, de se aproximar pelo toque, de descrever o que iria fazer ("Vamos lavar os seus pés agora") e de cantar músicas.

Com um contato estreito com as famílias, a professora mostrava que a creche não era só um lugar para deixar as crianças durante o trabalho, mas principalmente um espaço de aprendizagem. "Graças a muito estudo, consegui criar condições favoráveis para que os pequenos se desenvolvam", conta ela.


Sílvia Ulisses de Jesus

UMEI Pedreira Padre Lopes, Belo Horizonte, MG
Disciplina Educação Infantil
Conteúdo Identidade e autonomia
Ano Creche

Confira mais na revista Nova Escola


Parabéns !!!



Parabéns ao criador do Prêmio Victor Civita, pela iniciativa em premiar o Professor Nota 10 do ano. Faz acreditar que o nosso país terá uma Educação igualitária para todas as classes sociais. Espero que seja exemplo para todos os estados e municípios do Brasil, que possam premiar o melhor professor do ano, isso é um incentivo maravilhoso. Não tem prêmios para o melhor filme, melhor ator do ano, melhor comerciante do ano, melhor jornalista do ano. Porque não para a classe do professado atingindo todos os profissionais?

Parabéns à professora Sílvia Ulisses de Jesus da Educação Infantil que ganhou o Prémio Nota 10, ela representou e mostrou o verdadeiro valor dos professores da Educação Infantil.

Professora, historiadora, Psicopedagoga, Agente Socioambiental - Professora Cláudia Aparecida

0 comentários to “Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10 !!!”