Educação Infantil
Sílvia Ulisses de Jesus
Em Belo Horizonte, a professora da creche levou os bebês a reconhecer o corpo por meio de brincadeiras, do uso do espelho e de experimentações
Mais sobre Creche
Atuando na creche, uma etapa ainda muito pautada pelo assistencialismo, a professora Sílvia Ulisses de Jesus conseguiu articular as duas dimensões mais importantes da Educação Infantil: o cuidar e o educar.
Para auxiliar os bebês a se conhecer e a explorar o mundo, ela planejou um conjunto completo de atividades: desenho, pintura, interação com o espelho e um tapete de sensações, músicas e imitação de gestos, movimentação pela sala e experimentação de sabores.
Sílvia também aproveitou as oportunidades de educar nas atividades rotineiras. A hora do banho, por exemplo, transformava-se no momento de conversar com os pequenos, de se aproximar pelo toque, de descrever o que iria fazer ("Vamos lavar os seus pés agora") e de cantar músicas.
Com um contato estreito com as famílias, a professora mostrava que a creche não era só um lugar para deixar as crianças durante o trabalho, mas principalmente um espaço de aprendizagem. "Graças a muito estudo, consegui criar condições favoráveis para que os pequenos se desenvolvam", conta ela.
Sílvia Ulisses de Jesus
UMEI Pedreira Padre Lopes, Belo Horizonte, MG
Disciplina Educação Infantil
Conteúdo Identidade e autonomia
Ano Creche
Confira mais na revista Nova Escola
Parabéns !!!
Parabéns ao criador do Prêmio Victor Civita, pela iniciativa em premiar o Professor Nota 10 do ano. Faz acreditar que o nosso país terá uma Educação igualitária para todas as classes sociais. Espero que seja exemplo para todos os estados e municípios do Brasil, que possam premiar o melhor professor do ano, isso é um incentivo maravilhoso. Não tem prêmios para o melhor filme, melhor ator do ano, melhor comerciante do ano, melhor jornalista do ano. Porque não para a classe do professado atingindo todos os profissionais?