3 de out. de 2011

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POR PAULO E. DE OLIVEIRA DOMINGO, 02 OUT 2011

A partir do dia 30 de janeiro de 2012 os clientes dos supermercados Hara, Papai, Big, Russi, ServBem, Águas Claras e Mercadão, em Bragança Paulista terão a opção de comprar sacolas retornáveis e biodegradáveis para transportar suas compras e não mais encontrarão as tradicionais sacolas plásticas, que levam cerca de 200 anos para se degradarem nos aterros sanitários ou em outros locais do meio ambiente.

Outra opção, oferecida pelos supermercados na medida do possível é fornecer gratuitamente caixas de papelão para acondicionar os produtos comprados, embora os consumidores possam trazer de casa suas próprias sacolas. O custo das sacolas permanentes será de R$2,20 enquanto que as biodegradáveis terão custo de R$0,13 por unidade nos caixas dessas empresas. Além disso, os funcionários desses estabelecimentos comerciais, estarão prontos para informar aos clientes, no momento da finalização da compra, sobre os impactos ambientais dos resíduos das sacolas tradicionais.



Estas decisões foram acertadas no Termo de Compromisso, a ser assinado entre os sete supermercados que voluntariamente aderiram à Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Sala Verde Pindorama. Segundo a engenheira ambiental Isadora D´Camargo, membro da equipe da SMMA, o objetivo principal da campanha é criar uma cultura ambiental que preze o consumo consciente, que por sua vez refletirá diretamente na diminuição do lixo doméstico que por sua vez impacta de várias formas o meio ambiente. “É muito importante que as pessoas participem da nossa atividade de conscientização ambiental e lançamento da nossa campanha, no dia 12 de novembro, que coincide com a da APAS (Associação Paulista de Supermercados) que ocorre simultaneamente em várias cidades do Estado”, afirma o prof. Joaquim Gilberto de Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Convite aos supermercados

“Queremos convidar todos os supermercados de Bragança Paulista a conhecerem a campanha e esperamos que um dia possam se juntar a nós em prol do ambiente. Queremos que as empresas percebam que ao aderirem à campanha, sua atitude passará uma mensagem clara aos consumidores de que são empresas ambientalmente corretas e que tudo isso agregará muito valor às suas marcas”, explica D´Camargo. Uma forma desse reconhecimento a ser implantada segundo os membros da SMMA é a concessão do Selo Verde a ser emitido pelo CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), SMMA e Sala Verde Pindorama.

Educação Ambiental

A campanha também prevê o treinamento, nos meses de outubro e novembro, de funcionários dos supermercados participantes, que poderão explicar aos consumidores o uso de sacolas reutilizáveis e biodegradáveis e sua importância para o meio ambiente.

“Será um curso de capacitação profissional, oferecido gratuitamente pela Prefeitura em espaço público, com o objetivo de desenvolver nos funcionários a conscientização ambiental e orientar o consumidor em como ele pode colaborar com a diminuição do lixo não orgânico”, afirma Joaquim Gilberto de Oliveira, secretário municipal de Meio Ambiente. Segundo Maria Cristina Muñoz, da Sala Verde Pindorama, os cursos serão oferecidos também nas próprias lojas de empresas participantes.

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Informação retirada na integra do

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