Escolas encerram projeto de meio ambiente em praça pública |
Escrito por J.Guedes |
Seg, 17 de Dezembro de 2007 19:20 |
As escolas da rede municipal de ensino de Iguatu encerraram na Praça da Caixa Econômica, no sábado, 15/12, um projeto pedagógico da área de meio ambiente que centralizou um minucioso levantamento da real situação do Rio Jaguaribe. O trabalho faz parte de um projeto lançado ainda na Semana da Pátria, no mês de setembro deste ano realizado com a meta de chamar a atenção da sociedade para o quadro de devastação do Rio. Estavam presentes no evento, o prefeito Agenor Neto, a secretária de Educação, Marlene Amâncio, os vereadores, Aderilo Alcântara e Nelho Bezerra, além de diretores, professores e os alunos das escolas envolvidas.
Os estudantes fizeram exposição de trabalhos produzidos dentro das escolas, com maquetes do Rio Jaguaribe, fotografias que mostram a degradação das margens e outros problemas como assoreamento, lixo derramado no leito e destruição das matas siliares. As equipes das escolas apresentaram peças de teatro, números de dança, poesias e até a lenda do 'Jaguar', um animal, que na linguagem dos índios, teria sido sacrificado por caçadores e acabou originando o nome do Rio Jaguaribe. A secretária de Educação, Marlene Amâncio, disse que o trabalho das escolas foi muito valioso, uma vez que os estudantes se aprofundaram em pesquisa e agora estão ajudando, através da educação a alertar as autoridades sobre os problemas enfrentados no meio ambiente, principalmente no Rio Jaguaribe. Ela avaliou o ano de 2007 na Educação de Iguatu dizendo que os desafios ainda são enormes com muitas ações importantes para acontecer. A secretária ressaltou que duas das ações mais importantes da sua gestão em 2007 foi a aprovação do Plano de Cargos e Carreira e a revisão do Plano Municipal de Educação.
O prefeito Agenor Neto, disse que só através da Educação será possível promover as transformações necessárias no trânsito, na saúde, no meio ambiente e no meio de toda sociedade. O prefeito criticou o Senado pela não aprovação da prorrogação da CPMF-Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. Segundo ele, os municípios brasileiros têm a perder com isso, principalmente o município de Iguatu. Agenor Neto pediu aos estudantes, aos pais e aos iguatuenses que pressionem a Câmara Municipal para que os vereadores aprovem um projeto de 'Reforma Administrativa', projeto que segundo o prefeito prevê a criação de mais duas secretarias na atual estrutura administrativa, a Secretaria de Meio Ambiente e Trânsito e Cidadania. |