8 de jul. de 2010

O que é psicodrama ?

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O Psicodrama possibilita trabalhar conjuntamente, o falar e o agir dos indivíduos, em busca de respostas adequadas, identificando e solucionando conflitos.

Desenvolve os processos de percepção e comunicação nas relações interpessoais, propiciando aos participantes descobrir novas formas de atuação. O diferencial reside na valorização das relações, nas relações horizontalizadas e no compartilhar das experiências vivenciadas.



PSICODRAMA NAS ESCOLAS

O Psicodrama tem sido utilizado na educação como um recurso didático importante, que tanto favorece o aprendizado como instrumentaliza o trabalho dos conflitos existentes, no desenvolvimento do papel de professor, facilitador das relações do corpo docente, no relacionamento com os pais e entre os próprios alunos.

Transformar a sala de aula num espaço de relação afetiva entre alunos e professores e facilitar uma nova visão no desempenho desses papéis, têm sido metas de um trabalho efetivo.

Sob a coordenação de um Psicodramatista, os encontros grupais começam pelo envolvimento das pessoas com o tema ou com a experiência a ser vivenciada.

Durante o processo psicodramático buscam-se soluções práticas e reais para as questões abordadas onde as técnicas psicodramáticas utilizadas facilitam o exercício da espontaneidade e criatividade e a descoberta do potencial grupal. A criação de novas alternativas é resultado da busca ativa dos participantes.



O PSICODRAMA SÓCIO EDUCACIONAL E ORGANIZACIONAL

O Psicodrama Sócio Educacional e Organizacional possui vasta aplicabilidade no campo pedagógico e empresarial, lugares onde o privado dá lugar ao coletivo e fazem necessárias intervenções psicossociais. O foco da sua instrumentalização encontra-se no Jogo Dramático, Treinamento de Papéis (Role-Playing), Sociometria e Sociodrama, otimizando a aprendizagem e a estrutura criativa dos grupos, abrangendo toda organização empresarial ou escolar.





JOGO DRAMÁTICO

O Jogo Dramático é uma técnica psicodramática que propicia ao indivíduo expressar livremente as criações do seu mundo interno, realizando-as na forma de representação de um papel, pela produção mental de uma fantasia ou por uma determinada atividade corporal.

Tem por finalidade propiciar um relaxamento das tensões, para que seja possível uma aproximação sutil do material conflitivo.

Pelo fato do indivíduo estar simplesmente jogando, já se elimina a possibilidade de ser para ele uma situação angustiante, pois o jogo cria uma atmosfera permissiva que dá condições ao aparecimento de uma situação espontânea e criativa no indivíduo, proporcionando-lhe a possibilidade de substituir respostas prontas, estereotipadas, por respostas novas, diferentes e livres de uma conserva cultural trazida no decorrer do tempo pelas mais diversas situações em que é restringida a sua capacidade criativa.

O Jogo Dramático se dispõe a trabalhar em campo relaxado de conduta com a finalidade de que o indivíduo descubra formas alternativas de conduta, e não uma única resposta para dada situação.

Entende-se por conduta em campo relaxado aquela que surge no indivíduo, norteando-se em primeiro lugar por uma tomada de distância do objetivo a ser atingido e seguindo-se uma cuidadosa análise das possíveis respostas alternativas àquela situação.

No campo relaxado, crescem as possibilidades de relações que permitem ao indivíduo alcançar uma meta. Já no campo tenso, toda a conduta do indivíduo se encontra fortemente marcada por uma concentração unicamente dirigida à meta, o que impossibilita as ampliações de relações para a sua adaptação.


TREINAMENTO DE PAPÉIS (Role-Playing)

Na teoria proposta por Moreno, o ser humano é um intérprete de papéis, e todo e qualquer indivíduo se caracteriza por um certo repertório de papéis que dominam o seu comportamento e toda e qualquer cultura é caracterizada por um certo conjunto de papéis que ela impõe aos seus membros. E quanto mais papéis um indivíduo desempenha, melhor será sua capacidade de interação social e, em decorrência, maior sua saúde mental.

O Treinamento de Papéis é o procedimento psicodramático que tem por objetivo a aprendizagem e estruturação de papéis. Pode ser usado para o treinamento de um papel profissional ou de qualquer papel social que se queira otimizar. Busca solucionar as dificuldades normalmente suscitadas por qualquer papel desconhecido ou temido.

Trabalha-se com liberdade, espontaneidade, criatividade, responsabilidade, fazendo o sujeito assumir, em primeiro lugar, o papel complementar que já conhece. Depois, pouco a pouco, mediante a inversão de papéis, coloca-se o sujeito no papel que deverá estruturar.


fonte - www.saskiapsicodrama.com.br

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