Esta é uma oportunidade para entrar em outro" mundo" não tão explorado, mais uma forma de comunicar-se com aqueles que por alguma força maior, vivem excluídos e não são identificados como cidadão planetário.
Estou tendo a oportunidade de conhecer uma outra forma de comunicação o de LIBRAS ,e incluir no meu "mundo", outro "mundo" fascinante, á do silêncio.
Muitas crianças são diagnosticadas tardiamente, e automaticamente excluídas pelas suas famílias por falta de orientação, pela sociedade com preconceitos.
Experiência que tive foi em meu trabalho, tinha uma colega com a audição completamente comprometida por uma doença e tínhamos que sempre falar olhando para ela , para fazer a leitura labial. Víamos que sofria preconceitos por conta da maioria dos colegas.
É triste saber que nossa sociedade está pragmatizada de preconceitos. Infelizmente a ignorância leva a isto, e uma grande maioria de nossa sociedade não se empenham em conhecer o diferente para livrar-se da ignorância, o" mundo" das diferenças, que são muitos.
Espero que possamos refletir um pouco e olhar outros" mundos" a nossa volta.
Cláudia Aparecida da Silva.