14 de set. de 2009

Ecossistema Brasileiro

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Construindo um Formigueiro
Objetivos
Conhecer um pouco o modo de vida das formigas.
Conteúdos
Formação da colônia- divisão de tarefas – reprodução –medida (temperatura)-alimentação –aspectos dos formigueiros- importância das formigas no meio ambiente - cadeia alimentar- fungos.
Material

  • Mangueiras transparentes
  • 3 potes plásticos
  • Ambiente escuro
  • Termômetro
  • Questões Problemas

  • Em todas as casas tem formigas?
  • Todas as formigas são iguais?
  • Por que as formigas andam em fila?
  • Formigas comem folhas ou doces?
  • Início
    O professor começaria a atividade questionando os alunos: Vocês sabiam que existem 9.536 espécies de formigas catalogadas no mundo (Galileu,2007).Mas estima-se que a quantidade real seja cerca de 18.000. Só no Brasil são mais de 2.000 conhecidas. Quantas formigas diferentes vocês conhecem? (os alunos provavelmente dirão as que se alimentam de doces, que vivem em jardim entre outras). O professor poderia questionar: São do mesmo tamanho? Da mesma cor? Como as formigas vivem? O que vocês sabem sobre elas? Como poderíamos observar o modo de vida das formigas?(provavelmente os alunos vão querer montar um formigueiro, assim, sugira uma pesquisa). O professor poderia levar os alunos a centros de pesquisas ou zoológicos que possuem formigueiros.
    Colocando a Mão na Massa
    Os alunos poderiam construir dois formigueiros e observá-los durante alguns meses. Nesse período observariam o ciclo reprodutivo, a divisão de tarefas, a produção de lixo, a formação de fungo, além de medir a temperatura do ambiente da colônia que deve ser em torno de 24 graus (a formiga gosta de um ambiente úmido e escuro),
    Segundo o site Revista Galileu (2006) para construir um formigueiro duradouro, é necessário coletar uma rainha fecundada. Na época da primavera não é difícil encontrá-las no solo, até mesmo em grandes cidades (a rainha é bem maior do que as operárias, e costumam cavar pequenos orifícios com pelotas de terra em volta).
    Uma colônia pode ter apenas uma ou várias rainhas. Em casos mais raros, não há nenhuma. A operária com maior porte físico e pré-disposição hormonal desenvolve um aparelho reprodutor e assume o posto.
    Assim, poderia construir um formigueiro com rainha e outro sem, para fim de comparação. Ambos os formigueiros deve ser construídos da seguinte maneira:O formigueiro deve ser montado com pelo menos três potes plásticos, que devem ser ligados por mangueiras transparentes. O orifício de conexão pode ser feito com um ferro circular quente. No pote do meio coloca-se a formiga. Em outro pote ficam algumas folhas ou flores (plantas como eucalipto, flor de azaléia e pétalas de rosas são bem-vindas). O último pote deve ficar vazio, pois será nele que as formigas depositarão o lixo da colônia (restos de material vegetal, fungo e operárias mortas). Assim em poucos dias os alunos poderão observar o nascimento da primeira geração de formigas e apreciar seu desenvolvimento.
    Outra opção de formigueiro mais simples: no centro de um vaso transparente (plástico) coloque um tubo de papelão (pode ser do rolo de papel higiênico ou papel absorvente). Coloque terra vegetal ao redor do tubo e molhe um pouco a terra. Coloque um pouco de folhas, pétalas de flores, galhos etc).
    Coloque as formigas no vaso, e feche com gaze (para elas não saírem). Guarde o frasco num lugar escuro e aguarde. Depois de um tempo dará para observar os caminhos que elas fazem dentro do formigueiro.
    Dica: coloque um algodão com água para manter a umidade do formigueiro.
    Acordo Coletivo
    Nesta etapa os alunos discutiriam o que observaram durante os meses de estudo.
    Registro
    Poderia ser um relato das atividades através de pequenas frases e/ou desenhos.
    Sugestões e Dicas

  • o professor poderia passar alguns vídeos infantis que relata a vida das formigas;
  • apresentaria a atividade na feira de ciências da escola;
  • procuraria com os alunos no jardim da escola as formigas.
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